Ouça ao vivo

Estado prorroga vacinação contra pólio até final de junho

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O governo de São Paulo prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite até o final de junho para os 645 municípios.  

O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. Já para as menores de 1 ano, será avaliada a situação vacinal, iniciando ou completando a caderneta de acordo com a idade.  

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.  

A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994. 

Não há problemas com a distribuição das doses, que seguem disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da nossa região. Normalmente, não é necessário agendar para receber a dose, mas o recomendado é que você procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para confirmar a vacinação. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.