Campinas tem aumento de estupros e roubos de carga; veja os dados

Foto: Reprodução

Campinas registrou aumento nas ocorrências de estupro e roubo de carga no 1º semestre de 2024. É o que aponta a atualização dos dados da estatística criminal da Secretaria de Segurança Pública.

A cidade registrou 194 casos de estupro entre janeiro e junho, aumento de 19% na comparação com o mesmo período de 2023 (163 ocorrências). O volume representa, em média, uma denúncia por dia.

A grande variação, no entanto, foi nos crimes contra crianças e adolescentes. Foram 145 casos de estupro de vulnerável no 1º semestre. No ano anterior, a Polícia Civil notificou 114 no mesmo período.

Apesar de junho ter registrado aumento no número de pessoas assassinadas em Campinas (7 contra 4 no mesmo período de 2023), a cidade encerrou o 1º semestre de 2024 com queda no número de vítimas de homicídio doloso.

Os números da SSP apontam 46 pessoas assassinadas entre janeiro e junho de 2024; nos primeiro seis meses do ano anterior, foram 48.

Por outro lado, as mortes provocadas pela Polícia Militar aumentaram 33,3% na cidade, segundo dados do Ministério Público.

Foram 12 mortes por intervenção policial no 1º semestre de 2024, contra 9 do mesmo período de 2023. No estado, as mortes pela PM aumentaram 71% no 1º semestre.

Nos chamados crimes contra o patrimônio, os roubos de carga apresentaram crescimento no 1º semestre. Foram 71 ocorrências contra 62 dos primeiros seis meses de 2023, crescimento de 14,5%.

Por outro lado, furtos em geral, furtos de veículos, e roubos em geral e roubos de veículos tiveram redução no período.

A maior queda foi em roubos de veículos, quando os 539 casos representam um volume 33,5% menor que o registrado no 1º semestre de 2023 – 811 ocorrências.

Já as ocorrências de furto, embora em queda de 6,8%, representam o maior volume de notificações, com 8.796 boletins de ocorrência nos primeiros seis meses. Isso representa, em média, uma denúncia a cada 29 minutos.

A Secretaria de Segurança Pública disse que “tem concentrado esforços para combater todas as modalidades criminosas”, e que nos casos de estupro, tem “desenvolvido campanhas para as vítimas denunciarem os agressores”.

Ainda sobre as estatísticas criminais, a SSP informou que a região do Deinter-2, com sede em Campinas, teve redução de 7,4% nos casos de estupro no 1º semestre, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.