O número de veículos no trânsito de Campinas vem crescendo nos últimos anos. Estatísticas da Empresa Municipal de Desenvolvimento da metrópole (Emdec) apontam que num geral houve um aumento na frota em 10% entre 2018 e 2024. No entanto, quando olhamos o fluxo desses veículos nas principais avenidas da cidade, o aumento é ainda maior.
Proporcionalmente, a avenida Barão de Itapura foi a que teve mais aumento desse trânsito. Até junho deste ano, a via teve fluxo de 30,4 mil veículos, o que equivale a um crescimento de 102% em relação ao mesmo período de 2018 que teve 15 mil veículos.
Além da Barão de Itapura, outras avenidas também tiveram altas consideráveis como a John Boyd Dunlop (34,45%), José Roberto Magalhães(27,32%), José de Souza Campos (a norte sul) (19,23%), e Prestes Maia (29,21%), essa última inclusive, é a avenida de maior movimento na cidade, até junho desse ano o fluxo foi de 109,7 mil veículos.
A EPTV ouviu o especialista em mobilidade urbana, Luiz Vicente, que comentou os números.
Para a Emdec o aumento do fluxo está associado à taxa de motorização da cidade. Ou seja, o número de carros cresce mais do que a população nos últimos anos.