O governo do Estado liberou R$ 6 milhões para que a prefeitura de Artur Nogueira possa construir uma nova adutora de água. O canal vai captar água do córrego da Poquinha e direcioná-la para a Estação de Tratamento 3.
A cidade enfrenta uma grave crise hídrica, com racionamento que interrompe o fornecimento ao menos quatro vezes por dia. A situação, segundo o Serviço de Água e Esgoto da cidade, é pior que a de 2014.
De acordo com a administração, ainda faltam algumas questões burocráticas para a liberação do dinheiro, que deve vir para o município em até 15 dias, conforme previsão inicial. A partir daí, a obra da ligação do córrego com a Estação comece.
A liberação da verba não inclui a construção de uma represa e barragem na Poquinha, que é um dos planos previstos pela prefeitura de Artur Nogueira para os próximos anos e que está em fase de licenciamento ambiental. A medida, agora, é considerada emergencial.
A cidade também está recebendo doações de água potável de várias instituições. A Força Aérea Brasileira confirmou à CBN Campinas vai enviar 58,4 toneladas de água. Inicialmente, a doação foi coletada para ser encaminhada ao Rio Grande do Sul, mas com a normalização da situação no Sul, a FAB decidiu enviar o recurso para Artur Nogueira.
Os Correios também confirmaram à reportagem que está em tratativas com a Defesa Civil nogueirense para doar água.
Nos próximos dias, por meio de uma parceria com o Departamento de Água e Energia do Estado, a Represa do Cotrins – principal fonte de captação de água hoje — será desassoreada para permitir maior reservação do líquido.