Estado libera R$ 6 milhões para Artur Nogueira construir nova adutora de água

Foto: Prefeitura de Artur Nogueira/Divulgação

O governo do Estado liberou R$ 6 milhões para que a prefeitura de Artur Nogueira possa construir uma nova adutora de água. O canal vai captar água do córrego da Poquinha e direcioná-la para a Estação de Tratamento 3.

A cidade enfrenta uma grave crise hídrica, com racionamento que interrompe o fornecimento ao menos quatro vezes por dia. A situação, segundo o Serviço de Água e Esgoto da cidade, é pior que a de 2014.

De acordo com a administração, ainda faltam algumas questões burocráticas para a liberação do dinheiro, que deve vir para o município em até 15 dias, conforme previsão inicial. A partir daí, a obra da ligação do córrego com a Estação comece.

A liberação da verba não inclui a construção de uma represa e barragem na Poquinha, que é um dos planos previstos pela prefeitura de Artur Nogueira para os próximos anos e que está em fase de licenciamento ambiental. A medida, agora, é considerada emergencial.

A cidade também está recebendo doações de água potável de várias instituições. A Força Aérea Brasileira confirmou à CBN Campinas vai enviar 58,4 toneladas de água. Inicialmente, a doação foi coletada para ser encaminhada ao Rio Grande do Sul, mas com a normalização da situação no Sul, a FAB decidiu enviar o recurso para Artur Nogueira.

Os Correios também confirmaram à reportagem que está em tratativas com a Defesa Civil nogueirense para doar água.

Nos próximos dias, por meio de uma parceria com o Departamento de Água e Energia do Estado, a Represa do Cotrins – principal fonte de captação de água hoje — será desassoreada para permitir maior reservação do líquido.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

Piracicaba intensifica fiscalização em bares e restaurantes após casos de intoxicação em SP

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.