Nesta terça-feira (9), data que é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932, reúne diversas solenidades na Região Metropolitana de Campinas
Em Jaguariúna, a celebração acontece na Fazenda da Barra, local considerado patrimônio histórico da cidade e reúne o 28º Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro. O evento é gratuito e acontece até às 14h.
De acordo com o historiador e curador do acervo histórico da fazenda, Fabiano Rizzoni, a data é importante para resgatar a história estadual.
Segundo a Secretária de Turismo e Cultura de Jaguariúna, Mariana Bruscato, o evento é importante para a memória da cidade.
O evento também conta com uma visitação histórica pela sede da fazenda, onde há uma sala com uma pichação feita durante a Revolução de 32 pelas tropas mineiras que ocuparam o espaço durante o conflito.
Durante o dia, os visitantes podem conferir viaturas, materiais militares da época e até um blindado Guarani, considerado um dos mais modernos da frota militar do país. Além disso, também conta com expositores no tradicional mercado de pulgas.