Ouça ao vivo

Falta de chuva eleva preocupação com abastecimento na região

Foto: Eliel Rezende/Prefeitura Vinhedo

Um levantamento feito por vários órgãos públicos mostra que a falta de chuvas no mês de junho pode provocar problemas sérios no abastecimento.

Em Sumaré, por exemplo, conforme a BRK, concessionária responsável pelo saneamento da cidade, choveu apenas 3 milímetros em todo o mês. O quadro é totalmente diferente do observado em 2023, quando choveu 45 milímetros. No semestre, foram 366mm neste ano, uma redução de 55% no comparativo com o ano anterior, quando choveu 814mm.

Apesar disso, a captação de água ainda está considerada normal. O Rio Atibaia tinha 1,70 metro de profundidade, enquanto o mínimo necessário para captação é de 1,20 metro. A represa do Marcelo opera com 92% de capacidade, com um mínimo necessário de 38%. A captação do Horto 1 opera com 100% e Horto 2 82% da capacidade. Os mínimos requeridos vão de 62% a 64%.

Em Salto, não choveu durante o mês de junho deste ano. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), esta é a primeira vez que o mês não registra chuva desde 2018. De acordo com o Saae, a captação nos ribeirões Piraí e Buru continua, mas os níveis desses mananciais já mostram ligeira queda. A companhia informa ainda que a cidade tem reservas importantes de água já prontas para serem acionadas, caso necessário.

Em Indaiatuba, a Represa do Mirim teve redução de 20% no volume de água disponível. A cidade não registra chuva há 50 dias. O município tem sete mananciais de abastecimento.

Para o mês de julho, a projeção do Cepagri da Unicamp é de tempo seco e temperaturas acima da média para o período. Como a região sudeste permanece sob influência do fenômeno El Niño, característico por impulsionar um aquecimento acima do normal, deve haver pouco impacto das frentes frias que se aproximarem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.