Com o aumento das compras internacionais os criminosos passaram a se reinventar nos golpes on-line, e um dos últimos alvos da internet é o site dos Correios.
A reportagem da CBN Campinas teve acesso a um dos golpes praticados usando o nome da empresa e acessou o site. Os estelionatários utilizam o chamado ‘Phishing’, em que enviam mensagens falsas por SMS, WhatsApp ou e-mail informando a necessidade de pagamento de uma taxa para a liberação de uma encomenda.
O link enviado direciona a vítima para uma página idêntica a dos Correios, que possui uma aba de pagamentos via Pix e uma mensagem informando que se a taxa não for paga, o CPF da vítima será bloqueado pela Receita Federal.
Outro ponto que chama atenção no golpe é a consulta de objetos, que possui os dados das pessoas, principalmente o CPF. Consequentemente, os usuários acabam caindo no golpe por causa da semelhança com o site dos Correios e por indicar os dados pessoais.
O site oficial dos Correios criou um alerta para os usuários orientando o download do app dos Correios para acompanhar suas entregas. Nele, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação.
Além disso, a empresa recomenda a checagem do endereço do site, no caso desse golpe, os criminosos utilizam a rede ‘correiostaxa.com’, sendo que o site oficial é: https://www.correios.com.br/