Dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) mostram que 10.096 moradores de Campinas foram convocados para atuar nas Eleições 2024.
As convocações começaram no dia 1º de julho e seguem até 7 de atrássto.
Em todo o Estado de São Paulo, mais de 420 mil pessoas devem ser chamadas para atuar no pleito de outubro. Quem receber a convocação deve confirmar a participação no site do TRE-SP, onde também é possível saber se está na lista de convocados.
Segundo o TRE-SP, a convocação é feita por WhatsApp e e-mail e, caso esses meios estejam indisponíveis, mediante carta via Correios.
A recusa à participação por questões de saúde, por exemplo, deve ser feita até 5 dias depois da convocação.
Não pode ser mesário pessoas que exerçam função executiva como membros de diretórios de partidos políticos; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; pessoas que pertencem ao serviço eleitoral; menores de 18 anos; ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais, mesmo que a título voluntário
Apesar de não ser um trabalho remunerado, os mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial concluído; auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados; preferência no desempate em concursos, desde que prevista no edital; e, caso esteja cursando a graduação, podem utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.