Técnicos da prefeitura de Piracicaba devem ir nesta segunda-feira à Pedreira do Bongue, na altura da Avenida Jaime Pereira, para verificar duas rochas que se desprenderam e caíram da pedreira na última sexta-feira.
Uma das rochas ficou na base da pedreira e outra, que tem cerca de uma tonelada, atravessou a avenida. Como o acidente aconteceu no período da noite, ninguém se feriu.
A Avenida Jaime Pereira ficou bloqueada de forma parcial e segue com o trânsito alterado até que a análise da pedreira seja feita.
A Secretaria de Obras informou que o local de onde as rochas se desprenderam não tinha registro de quedas anteriores.
No ano passado, diversas intervenções foram realizadas na Pedreira do Bongue, incluindo tombamento de rochas já condenadas, corte de árvores no topo, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.
Em 2022, a Prefeitura executou a ampliação e o reforço das barreiras de contenção da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. O anteparo metálico foi refeito, telas trocadas e mais 250 metros de barreiras adicionadas.
Em março desse ano a administração informou que contrataria um novo laudo geológico para avaliar risco de deslizamento.
Desvios
- Opção 1 – desvio dos condutores dos bairros adjacentes:
Sentido bairro-centro: Rua dos Dourados, Rua das Piracanjubas, Rua dos Lambaris, Rua dos Mandis, Rua Angelino Stella (Jupiá), Avenida dos Marins, Avenida Jaime Pereira.
Sentido centro-bairro: Avenida dos Marins, Rua Angelino Stella, Rua dos Mandis, Rua dos Dourados (Jupiá), Avenida Jaime Pereira.
- Opção 2 – desvio dos condutores da região Norte:
Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou Avenida Cristóvão Colombo até a Avenida 1° de Agosto.
Sentido centro-bairro: Avenida Dr. Paulo de Moraes, Avenida Presidente Kennedy, Rua Dom João Bosco, Avenida Dona Lídia, Avenida Rui Barbosa, Avenida 1° de Agosto, SP-304.