Embora a escolha do prefeito seja o principal tema das eleições marcadas para o próximo dia 6 de outubro, os eleitores de Campinas também precisam escolher seus representantes para o Legislativo. Segundo pesquisa encomendada pela EPTV e realizada pela empresa Quaest, 69% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar para vereador, 30% já definiram seus candidatos, e 1% não soube ou preferiu não responder.
Ao todo, 622 candidatos disputam as 33 cadeiras da Câmara Municipal de Campinas. A pesquisa aponta que 22% dos eleitores consideram a experiência e um histórico positivo como legislador os fatores mais importantes na escolha do voto.
Para 33% dos entrevistados, é essencial que o candidato seja representante da região ou bairro onde residem. Além disso, 8% valorizam candidatos que compartilham das mesmas ideias ou que são novos na política, buscando renovação no cenário local.
O levantamento ouviu 900 eleitores entre os dias 24 e 26 de agosto, e foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-03299/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.