O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias pelas vítimas do desastre aéreo ocorrido nesta sexta-feira, com o voo 2.283 da companhia aérea Voepass, que fazia a rota entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP) e caiu em Vinhedo (SP).
O Decreto nº 12.135 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. “Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país”, escreveu o presidente Lula em postagem nas redes sociais no início da noite.
Ainda na noite desta sexta-feira, o governador Tarcísio de Freitas havia também decretado luto de três dias, em homenagem às vítimas do acidente aéreo.
O Prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, também decretou luto de três dias e em função disso, a prefeitura informou que o Festival de Inverno e Gastronômico e a Feira Livre da Capela e das Mulheres Empreendedoras da Represa 1 foram cancelados.
O Governo de SP montou um gabinete de crise, com representantes das forças de segurança e salvamento do Governo de SP e integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social, foi instalado no local para acompanhar e auxiliar nos trabalhos.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo montou uma equipe para apoiar as famílias das vítimas na Capital paulista. Em Vinhedo um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência.