Em uma tentativa de enfrentar o desafio das longas filas de espera por cirurgias na rede pública e a falta de leitos em Campinas, a prefeitura anunciou nesta sexta-feira (30) um pacote de medidas que inclui a ampliação de leitos do SUS e a contratação de milhares de procedimentos cirúrgicos.
Foram anunciados 23 novos leitos e 6.793 cirurgias, abrangendo procedimentos como reparação de hérnia, tratamento de varizes, e cirurgias de catarata, entre outros. A ampliação ocorre por meio de convênios entre a Secretaria de Saúde e dois hospitais. Desde 2021, o total de leitos disponíveis por meio de convênios e Rede Mário Gatti passou de 885 para 925.
Durante o evento de lançamento, o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, destacou a importância dessas ações para melhorar o atendimento à população, mas também ressaltou as limitações enfrentadas pelo sistema de saúde local.
Ainda segundo o secretário, o sistema de saúde da cidade já opera em sua capacidade máxima, prestando serviços não apenas aos moradores de Campinas, mas também a pacientes de municípios vizinhos, o que sobrecarrega ainda mais a infraestrutura local.
Dos 23 novos leitos, 18 serão na Irmandade de Misericórdia de Campinas, sendo 14 leitos de enfermaria, 2 de enfermaria pediátrica temporários e 2 leitos de UTI pediátrica temporários. Os outros 5 serão na Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, sendo 4 leitos de UTI e 1 leito cirúrgico.