Cenipa vai usar simulador para recriar acidente com avião da Voepass

Foto: Divulgação

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, vai usar um simulador de voo para recriar, a partir das informações das duas caixas-pretas, o voo da Voepass que caiu em Vinhedo.

O trabalho será feito pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABData), do Cenipa, que há 18 anos é responsável por extrair e analisar os dados das caixas-pretas para compor investigações de acidentes aéreos.

O laboratório é equipado com microscópios, animações em 3D e fornos específicos para a secagem de equipamentos, segundo a FAB.

O LABData realiza a remoção das placas de memória dos gravadores de voo, que são parte das caixas-pretas, e os dados são recuperados eletronicamente.

A FAB informou que, após essa análise, os especialistas trabalham na sala do simulador de voo, onde as informações que foram obtidas são utilizadas para criar uma animação baseada nos dados e condições de voo anteriores ao acidente.

Feitas de titânio e aço, as caixas-pretas dos aviões são essenciais para ajudar a elucidar as causas de desastres aéreos e, assim, auxiliar na prevenção deles. Apesar do nome, esses dispositivos são, na verdade, da cor laranja, o que tende a facilitar as buscas.

As duas que estavam no turboélice ATR-72 da Voepass, que caiu em Vinhedo, foram recuperadas e levadas para o laboratório ainda no sábado. Todo o conteúdo foi extraído, segundo a FAB.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Av. Francisco de Paula Souza será interditada para obras da Sanasa neste domingo (3)

Carro bate em ônibus ao passar sinal vermelho no Centro de Campinas

Falsos entregadores rendem família e roubam R$ 72 mil em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.