Um problema recorrente em Campinas, o furto de fios nas instalações elétricas públicas da cidade tem causado transtornos aos moradores. O principal deles é o furto do cabeamento dos semáforos.
Um dos alvos frequentes dos criminosos é o conjunto do cruzamento da Avenida Enzo Ferrari, com a Avenida Antônio Carlos Sales Júnior e a Avenida Arlindo Joaquim de Lemos. Nos últimos 15 dias, essa é a décima vez que o crime ocorre no local.
Os semáforos desse trecho receberam a troca da fiação de cobre por alumínio, que tem menor valor comercial. Por isso, os criminosos furtaram a fiação de outro conjunto semafórico próximo, na Avenida Comendador Enzo Ferrari, na altura de uma universidade.
Técnicos da Emdec estiveram no local, nesta quinta-feira (08), para fazer a religação e troca dos fios do sinaleiro, mas o sistema ficou sem funcionar durante toda a manhã.
O vandalismo também causou prejuízos à população na Avenida John Boyd Dunlop, na altura do bairro Roseira. Outros furtos foram registrados na fiação dos postes de iluminação pública, instaladas no canteiro central. Os moradores relatam que o trecho está escuro durante à noite.
Sobre o furto da Avenida Enzo Ferrari, a Guarda Municipal informou que tem feito operações do programa Meu Bairro Seguro nessa região, para abordagem de suspeitos. Acrescentaram que o patrulhamento preventivo está sendo feito na linha férrea, estratégia da corporação para identificar os autores dos furtos.
Sobre a Avenida John Boyd, o Consórcio Conecta de iluminação pública informou que pretende analisar qual a melhor estratégia de ação para evitar novos furtos. Estudam adotar medidas que dificultem o vandalismo, ou então, se possível, mudando a rede subterrânea para aérea, com aprovação da prefeitura.
Os moradores podem solicitar suporte diretamente à empresa pelo telefone 0800 002 1747, pelo site do Consórcio através deste link , ou no aplicativo “Campinas + Luz”.