O número de multas por estacionamento irregular na Zona Azul mais do que dobrou no primeiro semestre deste ano em Campinas. A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) aplicou 17.645 autuações nas vagas de estacionamento rotativo nos seis primeiros meses de 2024, número 115% maior do que o do mesmo período do ano passado, que foi de 8.175.
Um dos motivos desse aumento nas infrações é a fiscalização, que atualmente é feita por dois veículos equipados com câmeras, como explica o gerente de fiscalização e operação da Emdec, Claudionir Thomas de Sá.
Líder operacional da fiscalização, o agente Fábio da Mata explicou como é feita essa ronda e como o equipamento funciona.
Além da tecnologia, segundo a Emdec, esse aumento das multas também está relacionado ao fato de que em outubro de 2023, a rua General Osório, importante via da cidade, passou a ter 30 vagas rotativas.
Entre as ruas recordistas em multas no primeiro semestre desse ano está a rua Tiradentes com 1.539 autuações , seguida pela rua Dr. Costa Aguiar, com 1.051 e a Rua Prefeito Passos com 888 autuações. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o valor da multa por não respeitar as normas da Zona Azul, como não ativar o aplicativo, por exemplo, é de R$ 195,23, com cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e com a possibilidade de remoção do veículo para a Pátio Municipal.