As inscrições para o vestibular 2025 da Unicamp abriram nesta quinta-feira (1º), com 2.537 vagas distribuídas em 69 cursos. Os candidatos devem preencher o formulário no site da comissão organizadora (Comvest) até 31 de agosto, e pagar taxa de R$ 210 caso não sejam isentos.
A principal novidade para a edição deste ano é a mudança no horário de aplicação das provas, que passarão, pela primeira vez, a serem realizadas no período da manhã.
O exame, tanto da primeira fase quanto da segunda etapa, terá início às 9 horas, no horário de Brasília, com duração de cinco horas.
O coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares, José Alves de Freitas Neto, explica que a mudança foi necessária por questões climáticas da época.
“A nossa preocupação é o que tem se apresentado ao longo das provas dos últimos anos, que são os eventos climáticos extremos que acontecem no verão. Tivemos intercorrências como queda de energia, ficar sem ar-condicionado, calor excessivo…”, pontuou o coordenador.
A primeira fase será em 20 de outubro, e a segunda etapa está marcada para os dias 1º e 2 de dezembro. Na inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, desde que ambos sejam da mesma área de conhecimento.
Antes da primeira fase, candidatos aos cursos de música devem realizar, em setembro, provas de habilidades específicas. Outros cursos que exigem conhecimento segmentado, como artes visuais e dança, aplicam os testes em dezembro, após a segunda etapa do vestibular.
A primeira lista de aprovados está prevista para 24 de janeiro de 2025.
Outra importante novidade é a criação da carreira de ‘treineiros’ voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Os candidatos da carreira de treineiros terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. Os estudantes desse perfil não participam das Provas de Habilidades Específicas e não são convocados para matrícula.
“Temos o estabelecimento das carreiras para os treineiros, facilitando para que os alunos de 1º e 2º ano possam se habilitar, se acostumar com a prova e estejam mais preparados quando estiverem disputando as vagas para valer”, acrescentou José Alves.
Os 69 cursos disponíveis estão distribuídos nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). Ao todo, as provas serão aplicadas em 37 cidades pelo país, incluindo capitais como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e a recém-adicionada neste ano, Recife (PE).