Algumas pessoas têm notado o aumento de choques ao encostar no carro, na geladeira, chuveiro e até em outras pessoas. A analista de marketing Rafaella Sella já passou por isso várias vezes e estranhou esses acontecimentos. E não é só ela que está vivenciando essa situação.
Entenda o motivo desses choques⚡
O motivo está relacionado ao tempo seco que as cidades do interior de São Paulo vêm enfrentando nos últimos dias. Para se ter uma ideia, Campinas entrou em estado de emergência por causa da baixa umidade relativa do ar, com índice de 11,2% no dia 4 de setembro.
A física explica esse fenômeno🔎
Muitas pessoas levam choque ao sair do carro ou encostar na lataria. Segundo a física, isso acontece em razão do atrito do corpo com outro objeto. Essa mesma situação pode ser comparada quando passamos um balão de aniversário em uma folha sulfite, ele acaba ‘grudando’ na superfície.
O professor do Instituto de Física da Unicamp, Leandro Tessler, explica o motivo desse choque. Leandro ainda conta que o choque é a sensação que sentimos quando há a passagem de elétrons entre corpos que estão com cargas elétricas diferentes.
Uma das soluções para evitar que esses choques continuem é andar descalço no chão frio ou na terra, segundo os especialistas, essa é uma forma de evitar o armazenamento da carga elétrica no corpo.