A cidade de Campinas aparece na 13ª colocação na lista de municípios com maior número de denúncias feitas ao aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral, que reúne casos de irregularidades no período do pleito municipal.
Segundo balanço atualizado nesta segunda-feira, Campinas tem 55 denúncias de propaganda irregular. Jaguariúna é a segunda cidade da RMC com mais denúncias, 37, mas ocupa apenas a 21ª colocação geral.
Somando todas as cidades, já foram realizadas 251 denúncias desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto. O total representa 6,5% do total feito em todo o Estado.
Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Morungaba, Cosmópolis e Holambra não registraram denúncias este ano. Em Holambra, a disputa tem apenas um candidato ao cargo de prefeito.
No aplicativo, o eleitor pode realizar a denúncia de forma anônima, acompanhar a tramitação e acessar estatísticas de abrangência nacional. É necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos.
No ícone “Orientações”, é possível tirar dúvidas sobre o que é permitido ou não nas propagandas eleitorais. As denúncias são encaminhadas diretamente para o link do Ministério Público do estado do denunciante.
A apuração das denúncias recebidas no Pardal é feita pelo Ministério Público Eleitoral, que apresenta composição híbrida, sendo integrado por membros do MPF (procuradores regionais e procurador-geral eleitoral) e dos MPs Estaduais (promotores eleitorais).