Campinas registra aumento de casos respiratórios; queimadas agravam sintomas

Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

O número de pacientes atendidos com sintomas respiratórios vem aumentando em Campinas desde agosto, período que começou as queimadas no interior de São Paulo. 

O Painel de Síndromes Respiratórias da Secretaria de Saúde de Campinas é dividido por semana epidemiológica e reúne dados de todos os atendimentos na rede municipal, que incluem pacientes com nariz escorrendo, espirro ou tosse seca, que são frequentes diante da condição climática atual.

O intervalo com maior número de atendimentos é do dia 18 ao 24 de agosto, período com maiores incidências de queimadas na região. No período aproximado de um mês, 28 de julho a 25 de agosto, o crescimento foi de 123%, ou seja, um pouco mais que o dobro. 

Segundo a médica infectologista do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA), Valeria Almeida, as oscilações de temperatura durante o dia combinadas ao tempo seco tendem a piorar os casos respiratórios. Valeria explica que por causa do aumento desses sintomas, muitas pessoas não estão sendo diagnosticadas por não procurarem atendimento e confundirem os sinais. 

De acordo com a Secretaria de Saúde foram 8,8 mil atendimentos em um mês. A pasta orienta que em casos de sintomas, a população deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde do município.

‌ 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Trecho da Avenida Antônio Pinto Duarte é interditado para eventos em Americana neste fim de semana

Justiça condena governo de SP a indenizar paciente que fez quimioterapia por erro médico no HC da Unicamp

Forte chuva causa alagamentos e estragos na região de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.