Corpo de Bombeiros registra mais de 300 ocorrências em quatro dias na região

Foto: Reprodução/Defesa Civil SP

Por conta das diversas queimadas registradas nos últimos dias na região de Campinas, o número 193, do Corpo de Bombeiros, que abrange dez cidades da região, incluindo Campinas, registrou mais de 17 mil ligações entre os dias 9 e 12 de setembro.

Neste período, o Corpo de Bombeiros teve aproximadamente 340 ocorrências. Na comparação com o mesmo período no ano anterior, entre os dias 10 e 13 de setembro, a corporação registrou 30 ocorrências. Um aumento de 1033,3%.

Uma das áreas mais prejudicas da cidade é a região do Pico das Cabras, onde fica o Observatório Municipal Jean Nicolini, um dos principais pontos de observação do interior paulista. Mais de 150 hectares da área foram totalmente destruídos pelas chamas.

Outro ponto afetado foi o distrito de Barão Geraldo, que teve uma área de mata, cercada de vegetação natural, incendiada. A Polícia Civil investiga se um homem de 51 anos, que seria caseiro de uma fazenda, teria iniciado o fogo ao queimar entulho.

Além do município, equipes do Corpo de Bombeiros atuaram em diversas cidades da Região Administrativa de Campinas nos últimos dias, como é o caso de Morungaba, Itatiba, Elias Fausto, Amparo, Brotas, Caconde, Lindóia e Bom Jesus dos Perdões. Essas cidades tiveram focos de incêndio e são fiscalizadas pela Defesa Civil Estadual, que criou um sistema de monitoramento, por conta do interior paulista ser uma das regiões mais afetadas pelas queimadas.

O tempo seco, a baixa umidade relativa do ar e principalmente as temperaturas elevadas, favoreceram novos focos de incêndios na região. O Corpo de Bombeiros e equipes do Helicóptero Águia tem atuado nos casos, construindo aceiros e evitando a propagação das chamas.

Além disso, governo do Estado de São Paulo divulgou diretrizes para enfrentamento da piora da qualidade do ar. A principal recomendação de saúde é que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água. 

Outra medida, que foi anunciada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), é a suspensão temporariamente das autorizações de queima no estado. Somente poderão ser emitidas autorizações para queima prescrita que tenha por objetivo prevenir incêndios.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vacinação contra gripe em Campinas ainda está abaixo da meta

Obra da represa de Amparo está 44% pronta, diz governo

Caminhão com 40 toneladas de cana-de-açúcar tomba e interdita estrada de Rio das Pedras

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.