O debate promovido pelo Grupo EP com os candidatos à Prefeitura de Sumaré trouxe discussões relevantes sobre o futuro da cidade, como saúde e mobilidade urbana. Quatro dos cinco candidatos confirmados participaram do evento, que foi transmitido ao vivo pela CBN Campinas e pelos portais G1 e Acidade On.
A ausência de Henrique do Paraíso (Republicanos) foi comunicada poucas horas antes do início do debate. O candidato alegou um compromisso eleitoral em São Paulo, apesar de ter participado das reuniões preparatórias. Com isso, Ana Cleia (Federação Rede Psol), Éder Dalben (Cidadania), Toninho Mineiro (Mobiliza) e Willian Souza (PT) aproveitaram o espaço para expor suas propostas e debater temas cruciais para Sumaré.
Mediado pela jornalista Thayla Ramos, da CBN, o debate foi dividido em cinco blocos que permitiram uma intensa troca de ideias entre os candidatos.
O programa encerrou a série de debates promovidos pela CBN nesse primeiro turno. A partir desse final de semana a EPTV é quem assume os encontros eleitorais, começando com o debate entre candidatos de Piracicaba, que acontece nesse sábado às 23h30. Já na próxima quinta-feira, a partir das 22h30 tem debate entre os candidatos de Campinas, os dois serão transmitidos pela CBN.