A falta de água nas torneiras da população de Artur Nogueira vem atingindo níveis críticos e até desumanos. A falta de chuvas que afeta a cidade há meses complicou a rotina das pessoas ainda mais nas últimas semanas, com a escassez de água para funções básicas, como banho e preparo de alimentos.
O autônomo Leandro Alves precisou ir a um riacho para ter condições de alimentar a família:
A ação que Leandro destacou é a distribuição de água potável realizada pela Defesa Civil do Município. A Prefeitura vem fazendo mutirões para que a população receba água mineral para o consumo. Uma estrutura temporária foi montada no estacionamento do Paço Municipal para receber a população.
Uma dona de casa, que preferiu não se identificar também dividiu o sofrimento com nossa reportagem.
A medida emergencial com a distribuição de galões e garrafas de água visa amenizar, o que chamam em Artur Nogueira, de a pior crise hídrica enfrentada pela cidade desde 2014. Atualmente, ocorrem racionamentos e rodízios, mas a água acaba não chegando a todos os pontos da cidade, principalmente os mais altos e afastados na periferia.
A prefeitura também divulgou recentemente que suspendeu até a limpeza de túmulos do cemitério Municipal com o objetivo de economizar a pouca água que resta.
A reportagem Tentou falar com representantes da prefeitura e do Serviço de Água e Esgoto para mais detalhes sobre as medidas de racionamento e as atuais condições da quantidade de água, mas até o momento não obtivemos respostas, a CBN vem solicitando entrevistas desde o início do racionamento, mas sem sucesso.
As informações oficiais são transmitidas em notas encaminhadas à imprensa. Entre as ações para enfrentar a crise, uma nova adutora foi instalada recentemente e está em período de testes, o objetivo é duplicar a capacidade de captação de água para a Estação de Tratamento de Água da cidade.
Outras medidas estaduais também devem ajudar o município, como o desassoreamento de rios e perfuração de poços.
Por enquanto, não há previsão de chuvas fortes que possam reverter o quadro nos próximos dias.