Após o incêndio que destruiu o Pico das Cabras nesta semana, o Observatório Jean Nicolini vai permanecer fechado até domingo, segundo a prefeitura.
O argumento é que as condições atmosféricas geradas pelas recentes queimadas na região comprometem gravemente a visibilidade para observações astronômicas, tornando inviável a utilização dos equipamentos de observação.
Desde segunda-feira vários focos de incêndio foram registrados no local, que é uma área de preservação que começa em Campinas e também passa pelos municípios de Morungaba e Itatiba.
No começo da semana, um homem de 47 anos foi preso ao atear fogo na área de Morungaba. Ele segue detido, e disse que cometeu o crime por estar “transtornado” com a morte do filho, em abril, e por ter um câncer em remissão.
Só que, mesmo com a prisão, novos focos voltaram a aparecer nos dias seguintes. Nesta quinta-feira, um novo ponto foi registrado ainda em Morungaba.
Uma ação em conjunto com equipes do Corpo de Bombeiros de Campinas, Morungaba e Itatiba, além do apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, e Defesa Civil do Estado.
A informação é que todos os focos ativos já foram controlados, e não há mais fogo atingindo o Pico das Cabras.