A Polícia Federal apura a atuação de um morador de Hortolândia em desvio de pagamentos do Auxílio Emergencial, benefício do governo federal pago aos mais vulneráveis durante a pandemia de COVID-19.
Dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Primeira Vara Federal de Campinas, foram cumpridos nesta quarta-feira nas cidades de São Paulo e Praia Grande.
De acordo com a investigação, o homem teria invadido e fraudado, nos meses de maio e junho de 2020, ao menos 47 contas de correntistas da Caixa Econômica Federal, e desviado aproximadamente R$ 35 mil do Auxílio Emergencial.
A apuração da PF descobriu que o homem utilizava máquinas de cartão de crédito da própria empresa em que era empregado para simular pagamentos e desviar os valores das contas das vítimas. Além disso, ele ainda teria aberto outras contas em nome de terceiros, sem que eles soubessem, para direcionar os valores e se apropriar do dinheiro desviado.
Segundo a PF, a investigação começou em fevereiro deste ano, por meio de análises na base de dados Tentáculos, que é um sistema da Polícia Federal que centraliza ocorrências de fraudes eletrônicas bancárias.
O investigado pode responder pelo crime de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, que tem penas que podem chegar a 18 anos de prisão.