Os cartórios eleitorais estão em fase de preparação das urnas eletrônicas. Representantes de diversas entidades, como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos, federações e coligações, podem inspecionar o processo de preparação.
Eles têm a oportunidade de verificar a autenticidade dos sistemas eleitorais, a regularidade dos procedimentos, os dados inseridos nas urnas e a afixação dos lacres. Essa verificação é realizada por amostragem, podendo incluir até 6% das urnas de cada zona eleitoral, com a escolha dos equipamentos feita de forma aleatória pelos fiscais presentes.
Em Piracicaba uma cerimônia pública ocorreu na manhã desta terça-feira na sede dos cartórios, que atendem, além de Piracicaba, as cidades de Charqueada, Rio das Pedras e Saltinho. O processo envolve a inserção de dados dos eleitores e candidatos nas urnas e a realização de testes para verificar o funcionamento correto dos equipamentos.
Após a inserção dos dados, todas as entradas de acesso físico das urnas são lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda, garantindo a segurança e integridade dos equipamentos até o dia da votação.
O juiz eleitoral da região, Maurício Habice destacou a importância desse processo para garantir a transparência e a segurança do pleito.
Após a finalização desta etapa, as urnas eletrônicas são armazenadas e transportadas para os locais de votação na véspera da eleição. Os equipamentos só podem ser utilizados no dia 6 de outubro, quando estarão programados para funcionar exclusivamente durante o horário da votação, garantindo que não haja uso indevido antes do pleito.