O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp passou a disponibilizar uma nova funcionalidade em sua página de monitoramento climático: o registro de rajadas de vento. A novidade chega em um momento oportuno, em que Campinas registrou entre 17h e 18h dessa quarta-feira (9) ventos com velocidade de 54,4km/h.
A cada 10 minutos, a página do Cepagri é atualizada com novos dados meteorológicos. Além do tradicional relatório sobre o vento médio (que inclui a velocidade e a direção), agora o site também exibe a rajada máxima registrada no dia anterior e no presente dia, até o momento da última atualização.
A principal distinção entre os dois tipos de medição é a forma de coleta dos dados. O vento médio é calculado a partir de 60 valores coletados em intervalos de 10 segundos ao longo de 10 minutos. Já a rajada é medida a partir da maior velocidade instantânea capturada nessas amostragens de 10 segundos, o que torna esse dado mais indicativo de mudanças rápidas e intensas nas condições de vento.
A nova funcionalidade é especialmente útil para quem acompanha as condições meteorológicas em tempo real, como profissionais da aviação, planejamento urbano, agricultura e aqueles que desejam estar informados sobre as variações bruscas de vento que podem impactar as atividades do dia a dia.