A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou aumento no número de evasões de tarifas nas estações e terminais do BRT da cidade. As evasões acontecem quando as pessoas não pagam o ônibus urbano.
Uma das medidas para controlar essa infração, é a implantação de um sistema de monitoramento 24 horas nesses locais, para inibir que os usuários não paguem as tarifas.
Atualmente, são 24 estruturas de 19 estações e terminais do BRT que contam com um sistema de monitoramento por câmeras 24 horas e seguranças locais. Em um circuito de monitoramento disponibilizado pela Emdec, é possível ver um grupo tentando acessar a estação sem pagar. Eles foram identificados por um segurança e orientados a voltar e efetuar o pagamento.
O diretor de planejamento e projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito, fala sobre os prejuízos ocasionados. Além disso, os passageiros que utilizam o transporte corretamente não aprovam esse comportamento.
De acordo com a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), foram registrados 2.274 casos em fevereiro e março deste ano. Já no mês de julho as estações tiveram 3.418 casos de evasões, um aumento de 50,30% entre as duas pesquisas.
Segundo a Emdec, equipes monitoram as estações e qualquer irregularidade, acionam os agentes locais que realizam rondas diárias em volta das estações e terminais.
Outra medida que está em fase de teste é um alarme sonoro nas catracas PCD, que é acionado remotamente a partir da Central de Monitoramento. A Emdec explicou que esse sistema será implantado gradativamente em todas as estações e terminais do BRT.
Quem for flagrado praticando o ato ilícito, é conduzido para realizar o pagamento que pode ser feito com Bilhete Único ou QR Code.