Reeleito em primeiro turno com 66% dos votos válidos, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) já tem a maioria dos vereadores como base de sustentação no legislativo. Só contando com os vereadores eleitos da chapa Republicanos/PSB, Dário vai contar com 10 parlamentares. Destaque para o Republicanos que passou de duas para cinco cadeiras.
Já na ampla coligação de campanha articulada pelo Republicanos, o PL também contará com cinco vereadores. Só com esses três partidos, Dário já vai contar com 15 vereadores na base dos 33 componentes.
O apoio, porém, não para aí. Isso porque a campanha de Dário contou também com o Podemos, que passou de um para três vereadores. Já MDB e PP e PSD contarão com dois vereadores na casa de leis.
Com isso, já na posse dos novos legisladores para o próximo quadriênio, Dário terá 24 dos 33 vereadores.
Como principais opositores, Dário Saadi terá o PT que terá quatro vereadores, PSOL com dois representantes e PCdoB com um parlamentar.
Para fechar a composição dos 33 vereadores eleitos, teremos dois parlamentares do União, partido que protagonizou uma “disputa” e apoio na campanha entre Dário e Rafa Zimbaldi (Cidadania), mas que buscou apoio do União estadual e emplacou a candidata a vice pelo União, gerando um racha no partido.