Um estudo publicado pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, mostra que a obesidade e o sedentarismo podem envelhecer o sistema imunológico em até 15 anos, favorecendo o surgimento de outras doenças.
O trabalho, publicado em revista científica, acompanhou 167 pessoas com idades entre 40 e 60 anos, divididas entre obesos, obesos com diabetes tipo 2 e indivíduos saudáveis, sem comorbidades.
O estudo identificou que a obesidade também induz um processo de envelhecimento precoce do sistema imunológico. No entanto, a pesquisa aponta que os exercícios físicos podem reverter os fatores de envelhecimento precoce.
A coordenadora do laboratório de fisiologia do exercício da faculdade de educação física da Unicamp, Claudia Cavaglileri, afirma que é conhecido que a obesidade leva a um processo inflamatório no sangue, que favorece o surgimento de comorbidades como diabetes e doenças cardiovasculares.
Durante a pesquisa, os participantes foram submetidos a uma rotina de atividades físicas três vezes por semana, durante 16 semanas seguidas. Claudia explica que os trabalhos contaram com musculação e exercícios aeróbicos, que mostraram resultados.
É o exemplo da dona de casa Evandra Mota. Ela foi diagnosticada com osteoporose precoce. Evandra foi aconselhada a fazer exercício físico para ganhar massa muscular e ter sustentação do corpo.
Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade atenção, prevenção e tratamento adequado contra a obesidade.
* Texto sob supervisão de Sandra Lambert