Uma das principais ruas que dá acesso aos hospitais na Cidade Universitária, em Campinas, enfrenta problemas por causa da falta de escoamento de água nos períodos de chuva, afetando a circulação de veículos, principalmente ambulâncias, ônibus e moradores do bairro.
O educador físico Daniel Ribeiro explica que esse problema atinge o cruzamento entre as ruas Giuseppe Máximo Scolfaro e Rua Márcia Mendes desde 2018, por causa de uma valeta que causava problemas. Daniel ainda conta que ao fechar parte dessa valeta a água não teve para onde escorrer.
A reportagem da CBN Campinas foi até o local e conversou com alguns moradores que costumam caminhar na região. A aposentada Regina Riski é uma das pessoas prejudicadas em dias de chuva.
Além da valeta que foi fechada e dificultou a entrada de água, a rua tem uma ‘boca de lobo’, com pouca escoação.
Outro problema presenciado pela reportagem é que a calçada foi tomada pela raiz de uma árvore, sendo impossível caminhar no local. O educador físico Daniel Ribeiro fala sobre a preocupação dos moradores.
Os residentes da região apontam que a combinação da chuva e a falta de acessibilidade na calçada impossibilita tanto o tráfego de veículos, por causa da rua alagada, quanto a passagem de pedestres, que não tem segurança e podem sofrer acidentes.
Questionada, a Secretaria de Serviços Públicos de Campinas disse que vai enviar uma equipe no local “para fazer uma vistoria e estudar quais as medidas mais adequadas para resolver a situação”.