Moradores de um condomínio no bairro São Bernardo, em Campinas (SP), estão preocupados com uma infestação de escorpiões no residencial. Em cinco dias, 16 escorpiões foram encontrados somente em um dos apartamentos.
Segundo os moradores do imóvel, a infestação começou a ser percebida na última quinta-feira (10), após um dos cães da família encontrar um escorpião. Os animais também foram encontrados no hall de entrada do prédio e no parquinho.
“Fui até o quarto buscar o meu celular para tirar foto, para registrar o ocorrido para saberem no condomínio, e eu encontrei outro escorpião filhote do lado da nossa cama”, disse o morador do imóvel, Rodrigo Martins.
Eles chegaram a passar um veneno específico contra escorpiões no apartamento no domingo (13), mas os animais continuaram aparecendo.
“Começa a cair a noite e a gente sente até o corpo ficar tenso. A gente não sabe da onde vai vir, não sabe se a gente pode sentar no sofá, se a gente pode deitar na cama, a gente não sabe se pode pegar num lugar e não vai ser picado. É muito medo”, falou a residente do apartamento, Victória Fernandes.
O síndico do condomínio disse aos moradores que vai pedir reforço na aplicação de dedetização para a empresa responsável.
Já a Secretaria de Saúde informou que não registrou nenhum protocolo sobre o caso desse condomínio, mas vai enviar equipes para verificar a situação nos próximos dias.
Ainda segundo a pasta, além do reforço na limpeza dos locais, a medida mais eficaz é vedar os acessos por onde os escorpiões conseguem entrar nos imóveis.
As barreiras físicas são as mais indicadas para evitar acidentes: vedar ralos de esgotos, optando pelos tipo abre e fecha, além de barreiras nas portas.
A pasta ressalta que, em caso de picadas e acidentes com escorpiões, a pessoa deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.