Uma peça musical do renomado compositor campineiro Carlos Gomes foi descoberta por uma pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A valsa chamada ‘Eva’ tem 153 anos.
Lenita Mendes Nogueira conta que a descoberta aconteceu enquanto estava trabalhando em um acervo secundário, partituras de compositores europeus, no Museu Carlos Gomes, que fica no Centro de Ciências e Letras (CCLA), em Campinas.
Carlos Gomes nasceu em Campinas em 1836 e teve a carreira musical demarcada desde a infância com um pai e um irmão músicos Ele ganhou reconhecimento internacional principalmente com óperas e teve poucas composições apenas instrumentais. Por isso, a descoberta de “Eva”, composta em 1871, é uma algo incomum na produção do maestro.
A valsa foi apresentada no I Festival Unicamp de Ópera pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas.
Mas, antes, para recriar a música, Lenita explicou que cada manuscrito, originalmente feito à pena, foi transcrito para um software musical. Depois, foi necessário fazer o processo de montagem e edição, para criar a partitura com todos os instrumentos em uma página.
São 8 minutos de duração e com a revelação de um novo lado do compositor. A maestrina Cinthia Alireti conta sobre o desafio da etapa de tocar a obra depois de mais de 100 anos esquecida.