CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Radar de última geração instalado na Unicamp deve entrar em funcionamento em dezembro

Um radar meteorológico de alta precisão foi instalado na Unicamp marcando um avanço significativo no monitoramento de eventos climáticos extremos na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O equipamento, de 3,5

Radar de última geração instalado na Unicamp deve entrar em funcionamento em dezembro
foto: Divulgação

Um radar meteorológico de alta precisão foi instalado na Unicamp marcando um avanço significativo no monitoramento de eventos climáticos extremos na Região Metropolitana de Campinas (RMC). O equipamento, de 3,5 toneladas, está em uma torre de 10 metros no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) e terá capacidade para cobrir um raio de 100 km, com precisão elevada em até 60 km. 

O radar, fabricado por uma empresa norte-americana custou cerca de R$ 4,8 milhões e foi adquirido pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), em parceria com a Unicamp.

Durante a instalação foi necessário o auxílio de um guindaste e coordenação de um engenheiro da fabricante, a antena parabólica de 2,4 metros de diâmetro foi fixada em uma plataforma e coberta por uma redoma de quatro metros. 

Além de monitorar tempestades em tempo real, o radar utiliza tecnologia de dupla polarização, recurso inexistente nos sistemas atualmente disponíveis na região. Esse diferencial permite maior precisão na estimativa de volume e intensidade da chuva, melhor classificação de partículas que formam as nuvens e a distinção de alvos não meteorológicos, como poeira e bandos de aves, como conta a meteorologista do Cepagri, Ana Ávila. 

A estrutura integrará o Centro de Meteorologia da RMC, conectado aos sistemas estadual e federal de monitoramento. O equipamento está em fase de testes e treinamentos antes de entrar em operação experimental, prevista para dezembro. O radar fará varreduras horizontais em 360°, analisando a atmosfera em intervalos de 10 minutos, contribuindo para a emissão de alertas e prevenção de desastres naturais.

Compartilhe

Conteúdos