O encontro para debater a saúde digital em Campinas teve início nesta quarta-feira (11) e continua na quinta-feira (12), e reúne representantes do Ministério da Saúde de forma remota, do Governo de SP e gestores de cidades da região. O objetivo é compartilhar experiências sobre o tema e as formas de melhorar a saúde com uso da tecnologia.
No primeiro dia, um dos destaques foi o painel sobre o SUS Digital, instituído em março deste ano. Com adesão em todo o país, o programa do Ministério da Saúde é um dos principais a promover a transformação digital no sistema público e ampliar o acesso da população à saúde.
O Governo do Estado apresentou as propostas para construção de um plano de ação da Região Metropolitana de Campinas, para que os municípios atendam de maneira integrada.
A Prefeitura de Campinas também demonstrou como o sistema vem funcionando na cidade. O prefeito Dário Saadi falou sobre a saúde digital como uma solução para melhorar e desafogar o Sistema Único de Saúde.
Durante o evento, houve ainda o anúncio de um plano de trabalho para avanço da saúde digital. Ele deve ser entregue em março de 2025, pelo Ministério da Saúde.
Dados da saúde digital em Campinas
Desde que foi implantado, em março de 2023, o programa Saúde Digital em Campinas já registrou 813,5 mil interações entre a Secretaria Municipal de Saúde e pacientes. O programa realizou serviços como Telessaúde, uso de chatbot para otimizar a assistência, oferta de consultas de especialidade, monitoramento de pacientes com dengue, além de alertas sobre campanhas, como vacinação, Outubro Rosa e Novembro Azul.