A chegada do fim do ano tem movimentado os bares e restaurantes de Campinas, principalmente por causa das confraternizações de grupos de amigos e empresas. A expectativa de aumento de público e faturamento para este ano gira em torno de 30%, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas.
Na maioria dos casos, os colegas de trabalho se reúnem para celebrar o ano que passou. O ambiente fora do escritório é a principal escolha, como é o caso do engenheiro eletricista Thiago Toniolo.
O presidente regional da Abrasel Campinas, André Mandetta, explica que o movimento no comércio contribuiu para a contratação de novos funcionários.
Muitos bares e restaurantes oferecem pacotes para grupos. O valor é pago por pessoa e o cardápio é predefinido pelo restaurante. Essa combinação ajuda no faturamento do comércio e facilita o pagamento das empresas.
O garçom Eusébio Lima conta que a temporada de confraternizações tem gerado um grande movimento no restaurante.
Segundo a Abrasel, o mês de dezembro é a data mais importante em movimento para bares e restaurantes, superando o Dias dos Namorados e Dia das Mães. Neste ano, a alta se deve, principalmente, ao aumento do poder aquisitivo das pessoas.