O comércio da região central de Campinas registra uma movimentação intensa nesta reta final do ano, impulsionada pelas festas de Natal e o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Consumidores aproveitam o momento para quitar contas, adiantar as compras de presentes e aproveitar as promoções.
A doméstica Elizangela Maria Paula foi ao Centro para resolver pendências financeiras, mas acabou comprando presentes.
Já o aposentado Antônio Ernesto de Barros disse que prefere evitar o movimento, mas não conseguiu escapar da correria.
Para atender à alta demanda, as lojas do Centro de Campinas estão funcionando com horário estendido. Até sábado, o comércio fica aberto até as 21h, e no próximo domingo, dia 22, o atendimento será das 8h às 17h, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).
A expectativa da ACIC é de que o Natal movimente cerca de R$ 6,97 bilhões na economia regional, o que representa um crescimento de 3% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Campinas deve concentrar R$ 2,98 bilhões desse total.
O pagamento do 13º salário é apontado como um dos fatores que impulsionam as vendas, de acordo com a associação.
Além disso, a temporada também aquece o mercado de trabalho. A previsão é de um crescimento de 4,2% na contratação de trabalhadores temporários em relação a 2023, gerando 13.602 novas vagas para atender a demanda aquecida.