Após recorde de casos no ano passado, infecção por dengue pode ser ainda maior em 2025

Foto: Pixabay/nuzree

Campinas registrou, em 2024, o maior número de casos de dengue da história: 121.241 confirmações e 84 óbitos. Apesar de 2024 ter sido considerado um ano anormal, 2025 preocupa ainda mais as autoridades de saúde. 

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Wanice Port, há uma estimativa de que este ano possa superar o número de infecções registrado no ano passado. 

Como parte das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura de Campinas divulgou a primeira edição do Alerta Arboviroses 2025. No documento, 14 bairros aparecem com risco elevado de transmissão. As regiões Leste e Noroeste são as mais críticas, mas as demais áreas da cidade também demandam atenção.

Na região Leste, o Jardim Boa Esperança e Jardim Guanabara figuram como os que mais preocupam. Já na região Noroeste, a Vila Padre Manoel da Nóbrega, Jardim Paulicéia e Jardim Florence também são os destaques. 

Na região Norte apenas o Parque Santa Bárbara está em alerta. Na Sudoeste, aparecem o DIC I, Vila União e Jardim Yeda. Também aparecem como bairros em alerta para a transmissão de dengue o Parque Figueira, Jardim Nova Europa e Vila Campos Sales na região Sul e Vila Industrial e São Bernardo na região Suleste. 

Outro dado que tem gerado preocupação é o aumento no número de recusas de moradores em permitir a entrada de agentes de saúde para vistoria de imóveis. De acordo com um relatório parcial da Secretaria de Saúde, a recusa passou de 48% em 2022 para 49% em 2023 e atingiu 52% em 2024. Segundo Wanice, essa resistência dificulta a identificação e eliminação de focos do mosquito. 

A Prefeitura reforça que é fundamental a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito e prevenir novos casos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.