Ouça a reportagem
A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas começou hoje, 15 de janeiro, a substituição de 18 árvores no entorno do Centro de Convivência Cultural, no Cambuí. A mudança acontece depois da queda de três árvores de grande porte, em decorrência das chuvas entre as semanas do Natal e do início deste ano.
No lugar delas, serão plantadas árvores mais adequadas, saudáveis e nativas. Serão 17 árvores na Praça Imprensa Fluminense, onde fica o Centro de Convivência, e mais uma na Praça Nelson Gonçalves, ao lado.
Segundo a pasta, o trabalho será dividido em etapas. Na primeira fase, que acontece entre os dias 15 e 17, seis equipes, com mais de 60 pessoas, trabalham na retirada das árvores com risco de queda. A atividade acontece das 8h às 16h.
A partir de segunda-feira, 20 de janeiro, começa o trabalho de poda das árvores, com previsão de término na sexta-feira (24.) Serão quatro equipes nesta ação, também das 8h às 16h.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, a análise das condições das árvores foi feita pela pasta junto com a Defesa Civil.
Ernesto Paulella explica que o plantio das novas árvores será a partir do dia 27 de janeiro. Espécies nativas e já adultas serão plantadas em substituição às árvores suprimidas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o objetivo é manter no local árvores saudáveis e adequadas e evitar que exemplares com potencial risco de queda possam causar danos.
As demais árvores da praça, sendo 81 na Praça Imprensa Fluminense e mais 22 somando as quatro pequenas praças do entorno – serão podadas, com a retirada de alguns galhos, pontas secas e excesso de folhas.
A Feira Cultural, que acontece no Centro de Convivência, continuará funcionando aos sábados e domingos, dias em que não haverá o trabalho de manejo.