Ouça a reportagem
A chuva que atingiu Campinas na última quinta-feira (16) causou estragos nos bairros Ponte Preta e Jardim Itaguaçu. A água entrou nas residências e causou prejuízos aos moradores. A casa da Marcia Cristina Giacomelli foi a mais atingida na rua Roldão de Toledo, que fica próxima ao Estádio Moisés Lucarelli. O problema não é novo para a moradora da região.
O local que alagou não possui rios ou córregos por perto e o alagamento pegou os moradores de surpresa. A rua mais atingida não tem saída, e fica próxima à uma área de mata.
Um dos moradores, Marcelo Giacomelli, disse à EPTV que a suspeita é de que uma obra na Rua Afonso Pena, que fica atrás do Estádio Moisés Lucarelli, pode ter causado o problema.
O engenheiro da Prefeitura de Campinas, Eduardo, negou que a obra tenha conexão com o alagamento. Ele explicou que o alagamento foi causado pelo tamponamento da galeria de drenagem de água.
O funcionário informou que uma nova limpeza está sendo realizada no local nesta sexta-feira (17) e que o local será monitorado pelas equipes para evitar novos transtornos.
O Jardim Itaguaçu também foi afetado pelas chuvas, principalmente os moradores da rua Rua Lourival de Almeida. No local, existe uma obra de drenagem da Prefeitura. Em vídeos feitos pelos moradores durante a chuva, é possível ver a água escorrendo pela rua de terra e caindo em um grande buraco do canteiro de obras.
No final de 2024, uma cratera se formou no mesmo local e deixou a tubulação exposta. Segundo a prefeitura de Campinas, a primeira etapa das obras deve ser finalizada em maio deste ano. Na sequência, as equipes devem começar a segunda fase, de pavimentação da via.
O engenheiro da prefeitura negou a possibilidade de as enchentes desta quinta-feira ter qualquer relação com o problema registrado no final do ano. Segundo ele, aquela região é uma ocupação que aconteceu de forma natural e sem planejamento.
As ruas atingidas pela enchente vão passar por um processo de limpeza e os trabalhos no Jardim Itaguaçu devem ser mantidos.
Com informações da EPTV Campinas*