O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, agora conta com tecnologia de ponta para a detecção de drogas e explosivos. Os equipamentos doados pela TSA, agência dos Estados Unidos que administra a segurança da aviação civil no país, foram inaugurados nesta sexta-feira (24) e devem aumentar a qualidade de inspeção de segurança para acesso ao embarque internacional.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Edson de Souza, os novos aparelhos incluem raio-x de visão dupla, escâner corporal e equipamento de detecção de traços de explosivos. Viracopos é o primeiro aeroporto na América do Sul a receber uma doação desse tipo de equipamentos de triagem.
A doação de US$ 2 milhões foi financiada pela Agência de Contraterrorismo do Departamento de Estado e facilitada pelo Departamento de Justiça dos EUA, sob a supervisão e anuência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da SAC (Secretaria de Aviação Civil do Brasil). Os novos equipamentos devem agilizar o processo de embarque, segundo Marco Beme, diretor de Operações do aeroporto.
Embora as tratativas entre os Estados Unidos e o Brasil para a vinda desses equipamentos iniciaram em 2022, eles chegam em meio às polêmicas declarações do novo presidente Donald Trump que ao ser perguntado durante a posse sobre a relação com o Brasil, afirmou que “o Brasil depende muito dos Estados Unidos, do que os Estados Unidos dependem do Brasil”, de Campinas, Lucas Neri.