Custeado pelos EUA, Viracopos recene equipamentos que detectam drogas e explosivos

Lucas Neri/ CBN Campinas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, agora conta com tecnologia de ponta para a detecção de drogas e explosivos. Os equipamentos doados pela TSA, agência dos Estados Unidos que administra a segurança da aviação civil no país, foram inaugurados nesta sexta-feira (24) e devem aumentar a qualidade de inspeção de segurança para acesso ao embarque internacional.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Edson de Souza, os novos aparelhos incluem raio-x de visão dupla, escâner corporal e equipamento de detecção de traços de explosivos. Viracopos é o primeiro aeroporto na América do Sul a receber uma doação desse tipo de equipamentos de triagem.

A doação de US$ 2 milhões foi financiada pela Agência de Contraterrorismo do Departamento de Estado e facilitada pelo Departamento de Justiça dos EUA, sob a supervisão e anuência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da SAC (Secretaria de Aviação Civil do Brasil). Os novos equipamentos devem agilizar o processo de embarque, segundo Marco Beme, diretor de Operações do aeroporto.

Embora as tratativas entre os Estados Unidos e o Brasil para a vinda desses equipamentos iniciaram em 2022, eles chegam em meio às polêmicas declarações do novo presidente Donald Trump que ao ser perguntado durante a posse sobre a relação com o Brasil, afirmou que “o Brasil depende muito dos Estados Unidos, do que os Estados Unidos dependem do Brasil”, de Campinas, Lucas Neri.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM prende agressor de mulher em Campinas; ela já tinha medida protetiva contra ele 

Batida entre dois ônibus deixa quatro feridos na John Boyd Dunlop, em Campinas 

Equipamentos da turnê de Kylie Minogue desembarcam em Viracopos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.