Um vídeo registrado por um morador de Vinhedo mostra um fenômeno raro no céu da cidade na última sexta-feira (17). O vídeo, gravado na região central do município, foi registrado por volta das 19h na direção de Cabreúva/Sorocaba.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo também divulgou imagens da ação, que foi vista em outras cidades do Estado e explicou o fenômeno é conhecido pelo termo ‘supercélula’.
Segundo o órgão, o fenômeno possui esse formato “devido a rotação do vento dentro da nuvem”. As supercélulas podem produzir ventos fortes, granizo e chuva intensa e/ou persistente. Esse sistema tem duração de horas.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as supercélulas são geralmente encontradas isoladas de outras tempestades. Ela tem três classificações: clássica, baixa precipitação e alta precipitação.
Supercélulas de baixa precipitação são encontradas em climas mais secos e áridos, enquanto as supercélulas de alta precipitação podem surgir em qualquer lugar do mundo, mas são vistas principalmente nas grandes planícies dos Estados Unidos.
No Brasil ocorrem principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, e eventualmente produzem tornados. São geralmente as menos comuns, entretanto são também as mais severas.
Confira o vídeo