O Dérbi 209 é da Ponte Preta. A Macaca derrotou o Guarani na tarde deste domingo no estádio Moisés Lucarelli pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Com o resultado, a Alvinegra chegou aos 15 pontos e agora passa sonhar com a classificação à próxima fase.
A vitória encerrou um jejum de quatro jogos sem vencer o maior rival. Danilo Barcelos e Jean Dias, ambos cobrando pênalti foram os responsáveis pela festa pontepretana.
Para o Bugre o resultado não foi tão trágico. Embora tenha perdido para o maior rival, a equipe permaneceu na liderança do grupo B com dez pontos.
A partida começou sob domínio do Guarani. Mais tranquilo em campo, o Bugre ficou com a bola, porém, não conseguiu criar oportunidades. A principal delas aos sete minutos, com Raphael Rodrigues pra fora.
Aos 26 minutos o lance que determinou os rumos da partida. Emerson fez o lançamento e Lucas Rafael empurrou Jean Dias até área. O árbitro Rafael Claus marcou o pênalti. Na sequencia ele foi ao VAR e confirmou a marcação e de quebra expulsou o jogador bugrino.
Danilo Barcelos foi para cobrança e abriu o placar para a Macaca, 1 a 0.
Com um a mais a Ponte permaneceu dominante e nos acréscimos Jean Dias foi derrubado dentro da área. Desta vez pênalti claro. O próprio Jean foi para cobrança e aumentou o placar, 2 a 0.
No segundo tempo, o Guarani voltou buscando pressionar o adversário. Mas a Ponte com um a mais conseguia administrar o jogo.
Porém, aos 38 minutos, Saimon cometeu falta violenta e recebeu o cartão vermelho. Em igualdade numérica o Guarani equilibrou as ações e chegou ameaçar com Deni Júnior, mas o goleiro Diogo Silva fez boa defesa e garantiu a vitória da Ponte Preta.
A Macaca volta a jogar na próxima quarta-feira contra o Mirassol, fora de casa. Já o Guarani recebe o Novorizontino na quinta-feira no Brinco de Ouro.