Após irregularidades, Sumaré volta a conseguir verba para merenda escolar

Foto: Prefeitura de Sumaré

A prefeitura de Sumaré conseguiu retomar os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar após implementar uma série de mudanças na merenda escolar.

O município havia sido descredenciado do programa devido a descumprimentos, como o uso de alimentos ultraprocessados, a falta de cardápio nutricional detalhado e a ausência de nutricionistas na equipe técnica.

Além disso, a cidade não atendia ao critério de destinar 30% das compras à agricultura familiar, essencial para garantir os repasses federais.

Em 2023, o município recebeu cerca de R$ 5,9 milhões do PNAE, mas o valor caiu para R$ 1 milhão em 2024. Para 2025, a previsão era de que nenhum recurso fosse repassado devido às irregularidades.

Com o objetivo de corrigir a situação, a prefeitura retirou alimentos ultraprocessados do cardápio, substituiu margarina por manteiga e ofereceu sucos integrais. Além disso, ajustou as porções de pães, biscoitos e bolos e renovou os utensílios utilizados na merenda, também incluindo o jantar para garantir mais qualidade nutricional.

Após implementar as adequações exigidas, a Prefeitura encaminhou a documentação necessária ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para regularizar os repasses.

A administração também anunciou um chamamento público para a compra de alimentos da agricultura familiar e iniciou um novo processo licitatório para garantir a qualidade da merenda escolar.

A expectativa é que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar sejam restabelecidos, o que permitirá oferecer uma alimentação escolar ainda mais nutritiva e balanceada aos alunos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Defesa Civil alerta para risco de temporais em Campinas hoje e amanhã

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

Trigêmeos prematuros recebem alta após 38 dias de internação em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Observatório Municipal de Americana amplia dias de visitação ao público

O Observatório Municipal de Americana vai ampliar os dias de visitação a partir desta semana. Além das quartas e sextas-feiras, o espaço também estará aberto às quintas-feiras, sempre às 21h30. A entrada é gratuita. As visitas são feitas em grupos de até 15 pessoas e precisam ser agendadas previamente pelo telefone (19) 3408-4800. Durante o passeio, os visitantes recebem explicações técnicas e podem observar os astros, conhecer os telescópios, ver painéis fotográficos e participar de um bate-papo sobre astronomia. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.