O número de postos de combustíveis autuados por irregularidades cresceu em diversas cidades da região de Campinas, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Americana, Sumaré e Limeira estão entre os municípios que mais registraram aumento nas infrações. Já Campinas apresentou uma redução expressiva no total de postos com problemas.
O levantamento da ANP mostra que, em Americana, o número de estabelecimentos autuados subiu de 9 para 20 em um ano. Em Sumaré, saltou de 2 para 7 e, em Limeira, triplicou de 3 para 9. Enquanto isso, Campinas teve uma queda significativa, passando de 38 para 12 infrações registradas.
Os principais problemas encontrados envolvem combustível adulterado e fraude na quantidade abastecida, quando a bomba registra um volume maior do que o realmente entregue ao consumidor.
O autônomo Énio Rafael da Silva, conta que teve problemas mecânicos no veículo após abastecer em um posto.
Outro caso semelhante aconteceu com o comerciante Daniel Borba, que enfrentou dificuldades durante uma viagem ao perceber que havia abastecido com combustível adulterado.
O consultor automotivo Alan Galusn explica os danos que esse tipo de fraude pode causar nos veículos e como os motoristas podem identificar sinais de adulteração no combustível.
A fiscalização mais rigorosa também levou à prisão do responsável por um posto de combustíveis em Piracicaba, alvo da segunda fase da Operação Medida Certa. A ação aconteceu essa semana, e foi conduzida pela Polícia Civil em parceria com a ANP e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), que constatou adulteração na gasolina vendida no local. O proprietário foi preso em flagrante.
A ANP informou que intensificou as operações de fiscalização, priorizando regiões com maior número de denúncias e movimentação suspeita de combustíveis. Os postos autuados podem ser multados em valores que variam de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, além de outras sanções previstas em lei.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone 0800 970 0267 ou pelo site da ANP.