O Dia das Mães é só em maio, mas os produtores e distribuidores de flores e plantas já estão em negociação de um dos presentes mais procurados para a data.
Em Santo Antônio de Posse, 160 produtores estão reunidos em uma feira para apresentar as novidades do setor em 2025. O objetivo é garantir melhores preços e disponibilidade dos produtos. A expectativa é de R$100 milhões em negócios para o Dia das Mães que, junto com o Dia dos Namorados, em junho, representam ¼ das vendas anuais do setor.
A 29º edição do evento continua até sexta-feira (14) e espera receber 2.500 pessoas.
Entre os produtos mais procurados, está a orquídea borboleta. Apenas no Dia das Mães, por exemplo, ela representa 40% do faturamento para o setor.
Pensando nisso, um dos produtores criou uma experiência sensorial com a flor. A criação de uma embalagem com perfume. Com o melhoramento genético, a planta perdeu a fragrância, fato que motivou o desenvolvimento.
Outra novidade é uma planta para os pets. O produto pode ser servido para cães, gatos, pássaros e roedores. As opções variam como salada na ração e até congelado com água.
A feira acontece também em setembro, voltada a grandes datas do segundo semestre.