Falta de água impacta rotina em Jaguariúna e outras cidades da região 

Foto: SEMIL

A falta de água tem sido um problema recorrente em Jaguariúna e em outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). A situação afeta moradores e comerciantes, que precisaram se adaptar para não serem prejudicados pela interrupção no abastecimento. 

Liane Barbosa, cabeleireira na cidade, relata que, em diversos momentos, a escassez de água impactou diretamente o funcionamento do salão.

O problema não afeta apenas os comerciantes. Claudia Barbosa, cliente do salão, conta que já precisou adiar procedimentos estéticos devido à falta de água.

Em alguns bairros residenciais, a situação também é difícil. Stella Capelini, auxiliar de laboratório, mora em uma das áreas mais afetadas e explica os desafios enfrentados quando a água some das torneiras.

Diante do cenário de escassez hídrica em várias cidades paulistas, o governo do estado aposta na construção da barragem de Pedreira e do reservatório de Duas Pontes, em Amparo, para garantir segurança hídrica a 5,5 milhões de pessoas. 

As obras, iniciadas em 2018, foram paralisadas em 2023 e retomadas em 2024. Atualmente, a barragem de Pedreira tem 31% da estrutura concluída, enquanto a de Amparo está em 37%. A previsão é que ambas entrem em funcionamento até o fim de 2026. 

Durante visita ao canteiro de obras na última sexta-feira (21), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou a importância da estrutura para minimizar a falta d’água na região.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, reforçou que o problema da escassez hídrica afeta diversas cidades paulistas e que as obras fazem parte de um esforço para reduzir os impactos da crise hídrica.

*(INSERIR SONORA DE NATÁLIA RESENDE)* 

Apesar dos atrasos na entrega, moradores da região seguem na expectativa de que as barragens ajudem a evitar novos períodos críticos de abastecimento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.