A partir deste domingo, exames de colonoscopia serão realizados no Hospital Municipal Walter Ferrari, em Jaguariúna. É a primeira vez que o procedimento será oferecido na rede pública da cidade, evitando que os pacientes precisem se deslocar até Indaiatuba, onde eram atendidos anteriormente.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é que 112 exames sejam realizados ao longo de março. O atendimento será voltado para pacientes já cadastrados na rede municipal, que aguardam o procedimento após encaminhamento médico. Atualmente, cerca de 850 pessoas estão na fila para a colonoscopia.
Os primeiros exames serão feitos neste domingo, das 8h às 19h. Já na segunda (10) e terça-feira (11), os procedimentos ocorrerão no período noturno, das 19h às 22h. A realização em horários diferenciados busca agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera.
A colonoscopia é um exame essencial para a detecção precoce de doenças no intestino, como pólipos e câncer colorretal. Com a oferta desse serviço na cidade, a Prefeitura espera proporcionar mais comodidade aos pacientes e reforçar o acesso a exames preventivos e diagnósticos especializados.