Ouça a reportagem
A Secretaria de Saúde de Campinas decidiu reforçar os mutirões contra a dengue e ampliou às visitas aos domicílios para às sextas-feiras, das 8h às 17h. O trabalho será intercalado com mutirões que já acontecem aos sábados, das 8h às 12h.
De acordo com a pasta, o objetivo é otimizar os trabalhos durante os dias úteis, para orientar os moradores e eliminar criadouros do Aedes aegypti, vetor da doença.
Priscila Pegoraro, assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (Devisa), conta sobre a expectativa de dobrar a quantidade de imóveis visitados pelos agentes.
De acordo com a assessora, além do trabalho de visita e orientação, a prefeitura também prevê limpeza de bueiros e retirada de materiais descartados de forma inadequada para evitar a proliferação do mosquito que pode transmitir outras arboviroses.
O próximo mutirão está previsto inicialmente para 12 de abril e as áreas serão definidas conforme avaliação epidemiológica. A Prefeitura mantém ainda aos sábados encontros com lideranças de bairros para intensificar a comunicação sobre prevenção à dengue.
O trabalho reúne profissionais de saúde, trabalhadores de Serviços Públicos e funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas, que usam camisetas laranja, calça cinza e crachá de identificação. Os líderes vestem blusa verde, e voluntários dos mutirões usam colete laranja com a frase “Campinas contra o mosquito”.