A Polícia Civil de Campinas está realizando, nesta sexta-feira, uma grande operação para prender suspeitos de crimes como estupro, violência doméstica e atraso no pagamento de pensão alimentícia. A força-tarefa envolve agentes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do 11º Distrito Policial.
Até o momento, mais de 60 mandados foram cumpridos em diversos bairros da cidade, incluindo Maria Rosa e Vila União. A ação já resultou na prisão de 16 homens, que foram levados para as delegacias para prestar depoimento e passar pelos procedimentos legais.
A ação faz parte de duas operações conjuntas: Operação Abram e Operação Era, ambas deflagradas em março, em referência ao Mês da Mulher. O objetivo é combater a impunidade e garantir mais segurança às vítimas de violência.
O delegado titular do 11º Distrito Policial, Sandro Jonasson, orientou as mulheres sobre como agir em casos de violência.
Além das prisões, durante as buscas a polícia apreendeu 5 kg de drogas, além de uma arma de chumbinho e duas armas de airsoft. O material foi encaminhado para perícia e será analisado no decorrer das investigações.
A operação continua ao longo do dia, e a Polícia Civil reforça a importância de as vítimas denunciarem casos de violência, seja nas delegacias especializadas ou pelo número 180, canal nacional de atendimento às mulheres.