O professor Paulo César Montagner, da Faculdade de Educação Física, foi o escolhido para ser o próximo reitor da Unicamp no quadriênio 2025-2029, depois de obter 51,61% dos votos no 2º turno da consulta acadêmica. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira.
Ele venceu o professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, José Antônio Rocha Gontijo, que ficou com 48,39% dos votos, em duas das três categorias de eleitores: professores, servidores e estudantes – e deverá se tornar o 14º na linha sucessória de Zeferino Vaz, fundador e primeiro reitor da Universidade.
Agora, com o final da consulta à comunidade, o Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da Universidade, deverá elaborar uma lista tríplice, a ser encaminhada ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que nomeará o novo reitor.
O vice de Paulo César, mais conhecido como Cesinha no meio acadêmico, é o professor Fernando Coelho, do Instituto de Química, atual pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, e que deverá ocupar o posto de coordenador-geral da Universidade.
De acordo com a Comissão Organização da Consulta, participaram do pleito neste segundo turno 13,6 mil eleitores. Compõem o colégio eleitoral cerca de 38,3 mil eleitores, dos quais, cerca de 1,9 mil professores, 6,9 mil servidores e 29,5 mil estudantes. O peso do voto dos docentes é de três quintos, e um quinto para os votos dos servidores e dos estudantes. O voto é facultativo.
A próxima reunião do Consu está prevista para ocorrer no dia 1º de abril. Tradicionalmente, o governador indica o primeiro nome da lista. A posse do novo reitor ainda não está marcada, mas deverá ocorrer na segunda quinzena de abril.
O próximo reitor vai assumir no lugar de Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, no cargo desde abril de 2021.